quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Água

Por sugestão do grupo vamos realizar diversas experiências com a água.
A primeira tem a ver com os diferentes estados físicos da água. Partindo de situações motivadoras, explorámos a água no estado líquido (primeiro o que sabemos/pensamos), suas características e registámos. Há quem diga que a água é branca, mas chegámos à conclusão que não tem cor, cheiro nem sabor (ouvimos até os termos correctos). E se colocarmos diferentes recipientes com água no frigorífico ( no congelador e em baixo)?? Fizemos o registo...as opiniões divergiram. Experimentámos: copo+água e luva+água no congelador; copo+água em baixo...
O que observámos? Os do congelador transformaram-se em gelo. Porquê? Faz muito frio.
No outro copo a água só estava fria, no estado líquido. Entretanto cortámos os recipientes (copo e luva). Descobrimos que a água adquire a forma do recipiente. Foi muito engraçado ver a mão e o copo de gelo, mexer e explorar, sentindo o frio, a dureza, a cor, a forma, a humidade...
Depois colocámos os dois pedaços de gelo em dois pratos à temperatura ambiente. O que acontecerá? O gelo derrete-se e fica a água. Mas nós sabemos que o gelo funde-se.
(Fusão: passagem da água do estado sólido ao líquido; Solidificação: passagem da água do estado líquido ao sólido).
JI Alvarelhos

4 comentários:

  1. É verdade, Ofélia...há que utilizar a linguagem correcta...a formação acerca das ciências no Pré Escolar abriu horizontes, outra forma de estar e trabalhar.Bem-haja!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário que deixaram nos silgueiritos!
    O vosso blog também contém sugestões muito interessantes; gostámos, particularmente, da experiência sobre os diferentes estados da água.
    Continuação de bom trabalho e de boas partilhas!
    Os silgueiritos

    ResponderEliminar