quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Qualidade em Jardim de Infância

Um excelente ano de trabalho...
Encontrei na net, desconheço a sua fonte, mas gostei!

Dez sinais indicadores de qualidade numa sala de Jardim de Infância


1.    As crianças estão a jogar e a trabalhar, com materiais ou com outras crianças. Não estão a deambular, nem são forçadas a sentar-se por períodos de tempo longos.

2.    As crianças têm acesso a várias actividades durante todo o dia, tal como construções, faz-de-conta, livros, pinturas e outros materiais de arte, brinquedos e jogos como legos, puzzles, enfiamentos. Não estão todas a fazer as mesmas coisas ao mesmo tempo.

3.    Os educadores trabalham com as crianças individualmente, em pequenos grupos e com o grupo inteiro, em horas diferentes durante o dia. Não ocupam o seu tempo somente em actividades com o grande grupo.

4.    A sala está decorada com produções de arte originais das crianças, com a sua própria escrita e com histórias e imagens do seu agrado.

5.    As crianças aprendem os números e o alfabeto no contexto das suas experiências diárias. Exploram o mundo natural das plantas e dos animais, cozinham, fazem rotinas diárias e actividades que lhes são significativas.

6.    As crianças trabalham em projectos e têm períodos de tempo longos (pelo menos uma hora) para jogar e explorar. Preencher fichas de trabalho não é a sua actividade principal.

7.    As crianças têm oportunidade de brincar diariamente no exterior, se o tempo o permitir. E esse tempo nunca é sacrificado por um tempo mais instrutivo.

8.    Os educadores lêem livros às crianças em qualquer momento, não apenas na hora da história em grande grupo.

9.    O currículo é adaptado, tanto para os que estão mais desenvolvidos, como para aqueles que necessitam de ajuda adicional. Porque as crianças diferem nas experiências e conhecimentos que já possuem, por isso não aprendem as mesmas coisas ao mesmo tempo e da mesma maneira.

10. As crianças e os seus pais gostam da escola. Os pais sentem-se seguros ao entregar a sua criança no Jardim de infância. As crianças estão felizes, não choram, nem estão frequentemente doentes.

3 comentários:

  1. E com Educadoras como tu só pode ser um ano com trabalho de qualidade!
    Votos de um óptimo ano!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também gostei do texto!
    Bom regresso e bom ano lectivo 2011/2012.
    Bjs
    Natércia

    ResponderEliminar